sexta-feira, 25 de abril de 2014

Novo e antigo Capacheck - Capameter...


É o mesmo circuito do capacheck, capameter, desistimos do circuito anterior por ele ter o problema da escala, veja as duas abaixo, note que o espaço para se visualizar valores baixos de ESR do antigo é 10 vezes menor, o que dificulta distinguir valores abaixo de 1 ohm, a imagem abaixo diz tudo.
Tabela de ESR enviado junto ao kit.
​O circuito do capacheck antigo, não suportava alterações para melhorar a visualização de ESR baixa, que é a maioria dos capacitores mais utilizados nos tvs novos, que é tudo acima de 100uF, o espaço pequeno na escala, induzia o técnico a achar que tudo quanto capacitor grande, estava bom.

Agora não! por que há uma variação grande no deslocamento do ponteiro, outro ponto era o ganho do operacional utilizado, que fazia captar interferência das fontes chaveadas e das lampadas fluorescentes, e o ajuste de zero não batia, quando se ia medir um capacitor de 1000uf por exemplo o ponteiro passava do ajuste de zero.

Esse errinho, só foi possível contornar, criando o oscilador e o comparador duplo, assim cada lado dele pode ser balanceado independente do outro e aumentar o ganho, sem que houvesse problemas com interferências externas.

A medição de ESR é a mesma, somente foi melhorado a escala e contornado os demais problemas da outra placa, funcionava bem! Para TVs de tubo, que utilizava muitos capacitores pequenos (de valor pequeno) já as novas TVS, utilização capacitores de filtro com grandes capacidades, e também os capacitores de placa mãe, ou seja tecnologia nova, medidor novo de acordo com nossas necessidades.

Tentei de todas as formas criar alterações nas placas antigas, pensando em passar para quem quiser fazer o upgrade no medidor capameter, mas não deu, o circuito é amarrado e não suporta alterações. Para terem uma ideia, dá para utilizar esta nova placa como medidor de resistores de baixo valor.

Adendo de ultima hora:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ou seja, zerou o medidor, mediu um:

- Capacitor de até 1μF, se a leitura ficar abaixo de 10Ω está bom, deu um valor acima está ruim;

- Capacitor acima de 1μF até 10μF: leitura abaixo de 4,0Ω está bom, deu um valor acima está ruim;

- Capacitor acima de 10μF até 100μF: leitura de abaixo de 1Ω está bom, deu um valor acima está ruim;

- Capacitor acima de 100μF até 1000μF: leitura de abaixo de 0,12Ω está bom, deu um valor acima está ruim;

- Capacitores acima de 1000μF desde 3V a 400V tem que ter uma ESR baixa, abaixo de 0,1Ω.

Quando o valor estiver próximo ao máximo especificado pela tabela e ou levemente acima, ai sim, a 

consulta ao datasheet e ou a comparação com outro capacitor de mesma característica deve ser levada em 

consideração.

Consultar a tabela de valores por tensão e ou datasheet, é o aconselhável para laboratório e ou testes precisos, 

caso contrário use a tabelinha pequena.

Procure não ver no capacitor apenas como “capacitância e voltagem”, e sim um grupo de informações, que 

determinam o quanto, o que é, e para que é indicado.

Na bancada, leve em consideração a área em que o capacitor esta localizado, de nada vai adiantar colocar

um capacitor de ESR baixa em um local aonde se tem um chaveamento alto de Khz, pois isso vai desde de não 

funcionar, á ter uma vida extremamente curta. Esse tipo de raciocínio é que deve ter o técnico na hora de reparo 

e não apenas trocar o capacitor.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Abraço.

10 comentários:

  1. Eu tenho a versão antiga e por causa de um capacitor carregado o Ci TL084 queimou, gostaria de saber por favor se so serve o Ci da ST, porque ja usei varios da marca TEXAS e o ponteiro so da um pulso e para porem o led funciona norma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente não é possível identificar o TL084 através de fabricante, logomarca e encapsulamento.

      Servirá qualquer um que funcione, ou seja, monte o Ci no circuito e siga os passos da montagem da placa, e na parte do oscilador checar se esta oscilando em 100kHz, se sim o CI é original e funcionará sem problemas, se oscilar abaixo de 30KHz é um Ci falso carimbado e não vai funcionar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. http://www.virtuatec.com.br/index.php?route=product/product&path=108&product_id=159

      Excluir
    2. bom dia amigo, montei um usando um multimetro yx360 novo como recomendado! queria saber pq a escala quando tento zerar não chega até o zero! ou si é normal ela fica entre o 1 e 0,5? desde de agradeço

      Excluir
    3. Mande uma foto da sua montagem para verificar as ligações da placa, pelo e-mail marciovirtuatec@gmail.com

      Excluir
  3. marcio boa noite o meu tambem da um pulso e volta poderá ser o ci so o led acende ja troquei o ci e continua do mesmo jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só funciona com CI TL084 original ou de boa qualidade, CI de baixa qualidade chega a ser um mero LM324 e nem tem Jfet de entrada, não tem ganho, não oscila em 100Khz, e não tem corrente suficiente para excitar o galvanômetro.

      Excluir
  4. Boa noite Márcio, parabéns por suas realizações, comprei na semana passada o ESR CAPAMETER- NANO 2. Acho que por questão de economia terei que usar um gabinete improvisado com um bom galvanômetro que aqui já tem porém com uma angulação que não "bate" com a escala que faz parte do pacote. Se eu usar resistores/potenciômetros comuns conferidos/ajustados com um bom multímetro consigo construir uma escala ?
    Obrigado, Mauro.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, é possível sim, use resistores fixo de 1% em um dia com temperatura média, ao medir os capacitores deverá tocar nos mesmos pontos do que utilizado para o ajuste de zero, poucos milimetro de diferença podem resultar em valores diferentes assim como terminais oxidados e pressão no contato. Variações com relação a valores na escala, basta utilizar o valor ôhmico conectado as pontas de prova e atuar sobre o ajuste de zero para que o ponteiro fique na posição correta da escala, com isso descartando o ajuste de zero. Exemplo um capacitor com 10mOHM esta mostrado na escala como 15mOHM após o ajuste de zero, basta pegar um resistor de 10mOHM 1% conectar ao teste e verificar o valor acusado, ajusta-se para que o ponteiro fique exatamente sobre a marcação de 10mOHM na escala, essa compensação ajustará a escala ao valor lido.

    ResponderExcluir