sábado, 4 de março de 2017

Fonte LM317 com BOOSTER de corrente V2.0

Tutorial de montagem da placa da fonte ajustável de 1,2V á 33V por 5 amperes, a placa pode ser adquirida clicando AQUI.

A modificação da placa corrigi a falta de itens, tais com o potenciômetro de ajuste fino, ponte de diodo com espaço para colocar o 6A10 e trás um regulador de 12V fixo com duas saídas, para alimentar complementos a fonte, como cooler e ou um módulo voltímetro.

A esquerda a inserção dos componentes pequenos, como resistores de 1/8W, 2W e 5W, sendo o resistor de 240Ω, o diodo 1N4007, filtros e transistor BC547do ajuste do regulador LM317, o resistor de 10KΩ e zener de 13V e filtro do circuito regulador de 12V e o resistor de 0R1Ω, equalizador do transistor booster e led indicador na saída. A direita temos a opção de montar apenas dois diodos para a retificação de transformador de 3 fios, 24V_0V_24V, usando apenas D3 e D5, note que deverá ser utilizado o GND que está  sob os diodos D2 e D4 para o 0V.
 Já com a opção de ponte retificadora utilizando D2, D3, D4 e D5, e os dois fios do transformador deverão ser ligados em AC1 e AC2. A direita temos os conectores de saída e terminais auxiliares dos 12V.

Instalando os transistores e regulador, a esquerda o transistor PNP booster de corrente, ao centro o regulador LM317 e a direita o TIP 41C configurado como regulador em série de 12V, podendo fornecer 12V sob 1A, todos os três deverão ser colocados ou fixados em dissipador compatível, cada um com seu respectivo isolador elétrico, bucha isoladora e parafuso.

Preparando o potenciômetro de ajuste fino, essa dica é necessária caso se venha a utilizar o potenciômetro fixo na placa e evitar que o mesmo venha a entortar os terminais e até mesmo quebrar, basta soldar um pino dourado na carcaça, a placa já conta com a posição deste terminal, já o potenciômetro de ajuste grosso, propositalmente escolhido como duplo, para termos maior resistência mecânica e poder controlar mais corrente, sendo que em paralelo a ele há o transistor BC547 que atua como cão de guarda caso o potenciômetro venha a falhar e elevar a saída ao máximo da fonte, caso venha ocorrer o transistor põe o terminal de ajuste do regulador ao GND e a saída ficará em 1,2V.

Adicionando o dissipador, este utilizado pode ser encontrado facilmente no mercado eletrônico, com o código NT006-50 com dimensões de 60x 50x 25 mm, esta medida é para ser utilizado com ventilador, sempre resfriando o dissipador, se for utilizar apenas o dissipador, o mesmo deverá ser compatível com a dissipação de pelo menos 150W. Os capacitores de filtro da retificação deverão ser colocados por ultimo, pois se colocados antes, atrapalharão a fixação dos transistores ao dissipador, estes capacitores tem seu diâmetro de 16 mm tipico para capacitores de voltagem de 35V.

 Após a soldagem de todos os componentes, fazer a limpeza com álcool isopropílico e inspeção visual ou até mesmo colocar a placa contra a luz a fim de detectar alguma falha causada pela soldagem, se tudo certo a placa já esta pronta para uso, é só alocar ela em um gabinete de sua escolha, o custo médio total desta montagem dependerá do preço local, algo entorno de R$50 reais, não levando em conta fretes, caso venha comprar o material pelos correios, nesse caso poderá haver um aumento no custo final de até 50% do valor base.

2 comentários:

  1. Como adquirir a placa é o esquema de montagem . Jorge meu email jordinel1@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, pela loja ou pelo mercado livre, a direita da página tem os atalhos para as páginas, ou digite no seu navegador www.virtuatec.com.br