sábado, 22 de abril de 2017

Amplificador AB 100W

Montagem da placa do amplificador classe AB de 100W em 4 Ohms, a placa (kit de placas com o protetor DC grátis) pode ser adquirida neste link AQUI.

Clique nas imagens para ampliar.

 Inciando com a colocação dos diodos, jumpers e suporte dos fusíveis, D3 á D5 deve ser obrigatório o uso de diodos de 1A, tipo 1N4007, diodos tradicionais de 100mA não vão suportar a corrente de polarização dos drives dos transistores de saída. Na segunda imagem, os resistores conforme lista de material da placa, não é necessário ser resistores de precisão, tirando os dois de 5W os demais são de 1/8W, os fusíveis pelos testes achei por melhor subir seu valor para evitar de ficar queimando a toa, quando há picos de mais de 6A por rail de voltagem.

Bornes KRE, terminal Faston, e conector de entrada KK, estas opções foram proposital já que adéquam melhor a necessidade, foi acrescentado mais uma tomada de GND, ficando +42V e GND e no outro GND e -42V, para o alto falante basta pegar um GND qualquer e o terminal Faston OUT, os transistores menores são BC546C e BC556C, já os drives são MJE340 e MJE350 (não se deve utilizar BDs de média potencia aqui, queimam com facilidade).

 Componentes finais, capacitores cerâmicos, poliéster e eletrolíticos, finalizando com um dissipador médio (foi preciso um cooler) nos testes obtive os resultados abaixo:

  1. Potencia de saída 100W em 4 Ohms.
  2. Ruído ao ligar quando a impedância não for casada adequadamente ou quando ligar sem um potenciômetro na entrada de baixo valor (10K).
  3. Ao desligar, quando a tensão de +vcc cair abaixo de 35V, o transistor NPN de potencia é levado a saturação e toda a tensão do +35 vcc armazenada nos capacitores da fonte é descarregada via alto falante e GND. (Estou trabalhando nesse ponto, assim que tiver a solução do boop ao desligar coloco aqui, bem provável que tenha valor de componente errado no circuito)
Por hora esta funcionando bem, com a plaquinha do protetor DC, é só ligar a placa via resistor de 220 Ohms na fonte de +42V do amplificador e conectar os alto falantes a ela.