terça-feira, 13 de junho de 2017

Montagem da placa do protetor DC simples para 200W Stereo.

Montagem da placa de proteção DC, conforme descrição da placa, suporta potência da ordem de 200W por cada canal, foi propositalmente utilizado o rele DS2E de 5V pelo tamanho, placa pode ser adquirida clicando AQUI.

O rêle pode ser substituído por outro fora da placa, esse pequeno pode ser encontrado por códigos; DS2, DSY2Y, JRC-19F, ML2RC, possui 8 terminais, e encaixa perfeitamente no soquete DIP16 (típico CI de 16 pinos). 
Começando pelo diodos de retificação do sinal e de proteção da bobina do rele, ao lado os resistores

Conector de alimentação KK, Led indicador de funcionamento, os transistores NPN, utilizei BC546, porém qualquer outro que se tenha a mão pode ser utilizado, capacitores tanque da retificação e do delay, como esta unidade é para um amplificador de 60W, os capacitores de 25V dão e sobram, porém para 100W á 200W, é bom utilizar de 50V á 63V. Conectores KRE para a ligação dos fios (+) do amplificador e alto falantes, o GND da placa é o mesmo GND da alimentação, caso se utilize com um fonte isolada, o GND deverá ser conectado ao GND de saída do amplificador.

Nota: O rele utilizado é de 5V, mas nada impede de que se utilize um DS2E de 12V, demais valores dos componentes serão os mesmo, bastando ajustar o delay do funcionamento no trimpot da placa.