terça-feira, 5 de junho de 2018

Passo-a-passo da montagem: Kit P/ Montar Fonte Ajustável 30V / 3A com ajuste de CV e CC

Esta é a sequencia da montagem da fonte ajustável com controle de corrente constante e tensão constante, as funções de fonte de bancada profissional CV e CC. E adicionei de quebra uma idéia para se fazer a caixa e ter um equipamento feito por completo, vejam a seguir a sequencia abaixo.


O kit pode ser adquirido na loja Virtuatec ou pelo Mercado livre, o kit básico é composto de todos os componentes para a montagem da placa, devido ao peso e problemas de envio pelos correios, foi retirado o dissipador do kit, com isso houve redução no valor, logo abaixo darei exemplos da montagem e poderão ver que qualquer dissipador pequeno servirá ao propósito.


A placa enviada no kit é em FIBRA DE VIDRO e as fotos a seguir é a do meu protótipo que fora feito em Fenolite, o funcionamento é o mesmo.
A imagem da esquerda mostra os capacitores em SMD 0805, são eles C4, C5, C6, C11 e C14 filtros de tensão, e C7, C8, C9 e C10 são capacitores supressores do ruídos da retificação nos diodos da ponte retificadora de entrada.


A direita mostra D4, D5, D6 e D7, desde que seja utilizada com um transformador de 2 fios no secundário e não se utiliza o terminal GND de entrada, caso seja transformador de 3 fios, deve-se montar apenas D4 e D5 e colocar o fio central CENTER TAP no terminal GND de entrada e as duas extremidades, uma em AC1 e a outra no AC2, demais componentes da imagem são os diodos zeners e os leds de CV e CC, ambos deve ser ligados a placa com fios, para que sejam instalados no painel da fonte (o kit acompanha os cabinhos) os leds são de 5mm e acompanha pedacinhos de tubo termo retrátil para acabamento.


Instalado R2 de 1W e demais resistores de 1/8W (no kit são resistores de 1% de precisão) é necessário pré-formar os resistores conforme posição na vertical ou horizontal. A direita temos U1, Q1, Q2, Q3, Q4 e o resistor shunt do circuito de corrente constante, a potencia desse resistor dado o valor baixo pode ser de 1W á 5W conforme disponibilidade do montador.


Aqui temos os terminais, de entrada AC, P1, P2 e AUX, os terminais AC1, GND e AC2 são destinados a ligação do transformador de entrada, é recomendado um de 32Vac por 3A (2 ou 3 fios *ver instalação de D6 e D7), P1 é o potenciômetro de ajuste de tensão, P2 o de ajuste de corrente e o AUX são duas saídas auxiliares de 12V, destinadas a alimentar um cooler de 12V e um módulo voltímetro / amperímetro, e os dois últimos, os de saída, terminais de 0V á 30V.


O aspecto da placa montada deverá ser o da foto acima, neste caso basta instalar o dissipador e o transformador, como deve ser utilizada com cooler, qualquer um com dimensões de 6x 6x 2cm servirá com sobra. No kit há também o isolante dos transistores e um par de parafuso, anilha isolante e porca. As dimensões da placa montada como na foto acima, fica com 6,3x 4,5x 3,5cm, pequena mais eficiente. Também costumo lixar as porcas dos parafusos, para caber no espaço das aletas.


O pedaço de fita kapton deverá se recortada na marcação e removida, e colada sobe a furação no dissipador, corte o excesso com uma lixa de unha e o furo da fita pode ser feita com a própria ponta do ferro de soldar, vai ficar rente ao furo feito, não derrete e nem estraga a ponta do soldador.


Pronto e funcional, é só ligar o transformador, mas nesse ponto aqui, irei planejar a caixa, painel e outros afins, pois a ideia desta placa é aproveitar transformadores que já temos na sucata da eletrônica e ou de algum aparelho eletrônico que se tenha encostado em casa


 Conforme havia dito sobre aproveitar transformadores de sucata, fora feito uma limpeza e fixado fios a carcaça, assim como a ligação dos enrolamentos em série para obter uma tensão maior, neste caso o transformador é de 16+16 creio que seja uns 3 a 4 amperes e com seu secundário em série ficou com os 32V, já a corrente não passará mais que 2A nessa tensão, mas já está bom, o uso será para testar projetos que venham a utilizar baterias com corrente de 200mA e alguns com máximo de 1A.


As porcas de 3mm foram soldadas a chapa laterais, a qual fixara o transformador a caixa, sendo também será feita, isso mesmo fazer a caixa com material simples e de fácil aquisição, o molde gabarito pode ser baixado AQUI, a sequencia de montagem da caixa será colocada em outra postagem a qual servirá de guia para outras futuras montagem com gabinete.


Nas ultimas fotos ficou visível que o dissipador ficou fixado apenas aos dois componentes reguladores, mas foi pensado um suporte na hora de planejar a caixa, uma aba soldada a chapa para segurar o dissipador. Transformador fixado no local, assim com os pés de borracha e alguns acessórios do painel, veja o que pode ser colocando antes, a ponto de não dificultar depois.


Ainda na foto acima nota-se o uso de um pedaço de fita kapton para isolar a parte de baixo da placa, como foi utilizado porcas 3mm de latão como espaçador (era o que tinha no momento) isso ajuda a isolar, já que toda a parte interior é face cobreada da chapa de fibra de vidro (FR4). Finalizado o painel e ajeitado os cabos no interior, com enforca-gato, ficou bem arejado.


Já as laterais, fora deixado um rebaixo em ambos os lados, da mesma espessura da chapa de fibra, a qual será preciso medir depois e planejar a ventilação e fixação das porcas, será colocado do mesmo jeito que na parte de baixo, com parafuso de nylon (use parafuso comum MM3).

Um upgrade nos elementos de saída, fazer com que a corrente de saída seja dobrada ficando entre 5 e 6A, lembrando que nesse caso, os dodos de entrada deverão ser trocados para suportar a nova corrente, tipo 6A10 ou até mesmo associar outros 1N5408 em paralelo aos da placa, e o filtro também deverá ser dobrado, ficando na casa ai dos 4700uF.




Diagrama, lista de material, tudo enviado junto a placa do kit, não disponho dos arquivos para envio online. Adicionado o gabarito das laterais no arquivo do molde, Arquivo pdf do painel para imprimir AQUI.  Abraços.

7 comentários:

  1. bom dia esse projeto tem proteção de fonte poderia me informar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este circuito tem controle de tensão constante e corrente constante, lei de ohm sobre a carga corta a tensão se a corrente for maior que a ajustada e vice versa, agora outras proteções como OCP e OTP depende do transformador com varias derivações e monitor de temperatura, outra histpria, este é focado no básico das fontes com CC e CV.

      Excluir
  2. Bom dia amigo esse registor 5 o grande não veio, poder mandar a referência, eu compro aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o R5 foi substituído por dois de 0R10 de 2W para formar o valor de 0R05, o que melhora consideravelmente o ajuste da corrente. A placa embora capada para 3A, dá picos de 5A, por isso a melhor opção para esse shunt é mantê-lo no valor de 0R05 ohms, há sugestão de melhoramento para a corrente de saída, subi uma imagem de como dobrar a corrente de trabalho da placa.

      Excluir
  3. Montei ,mas quando ligo fonte já ligar 28v e nem abaixa ou aumenta, poder explicar o que estar acontecendo, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique a ligação dos fios dos potenciômetros, e possível curto no mosfet, siga o diagrama não tem segredo esta fonte.

      Excluir
    2. Também verifique a isolação dos transistores no dissipador de calor, a aleta do mosfet é a saída da fonte, e a aleta do transistor regulador de 12V esta ligada a tensão principal.

      Excluir